Quando o assunto é tecnologia e inovação, a FiberX está sempre em busca de novos desafios. Por isso, encaramos de frente um projeto de R$ 413 milhões da Cemig SIM para implantar 23 plantas fotovoltaicas em 13 cidades mineiras.
Confira essa matéria até o final e entenda todos os benefícios que o novo projeto da FiberX vai gerar na vida de milhares de pessoas.
Quem é a Cemig SIM
Com quase 70 anos de história, a Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil.
Com atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, sua atuação no nicho de renováveis está cada dia mais forte através da Cemig SIM.
A estratégia da CEMIG de crescimento sustentável é reforçada pela implantação das novas usinas da CEMIG SIM. Isso ocorre com o compromisso de criação de valor através de investimentos em projetos que contribuem para a diversificação de seu portfólio.
Em parceria com a FiberX, o novo projeto em Minas Gerais busca consolidar e expandir ainda mais sua atuação nesse dinâmico e promissor mercado.
O que a FiberX vai implantar e qual a sua importância
Para entender melhor a grandiosidade dessa parceria, é preciso conhecer seus números. Por isso, reunimos os principais dados do projeto:
23 usinas solares;
R$ 413 milhões em investimento;
4 regiões mineiras contempladas: Triângulo, Sudoeste, Sul e Centro;
13 cidades beneficiadas;
50 mil unidades residenciais atendidas por ano;
150.000 MWh de energia limpa e renovável;
63,5 MW de potência total de inversores;
Aproximadamente 89 MWp de potência em módulos;
Mais de 134 mil painéis fotovoltaicos;
Mais de 106 Hectares de área implantada;
Redução de mais de 39 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Na modalidade FULL EPC (Engineering, Procurement & Construction), todas as unidades estão dentro do enquadramento de Geração Distribuída, dividindo-se entre UFVs Tracker e estrutura fixa.
Paulo Andrade, diretor da vertical de Renováveis, Infraestrutura e Utilities da FiberX comenta a importância do projeto:
“Estamos bastante empolgados com o projeto, não só pelo seu tamanho e complexidade, mas também pelo impacto que ele vai gerar no meio ambiente e na sociedade como um todo. Acreditamos que esse é um passo importante para o crescimento energético sustentável no país”.
Quais os benefícios para o meio ambiente e sociedade
É fato que a energia limpa traz grandes benefícios para o meio ambiente. Mas a verdade é que ela vai muito além: gera empregos, aquece negócios e cria excelentes oportunidades.
Conheça alguns dos seus principais benefícios:
1. Acesso à energia em áreas remotas
De norte a sul do país, milhares de famílias vivem em áreas com acesso limitado à rede elétrica. Com a energia renovável, é possível levar qualidade de vida para essas comunidades, gerando oportunidades para milhares de pessoas.
2. Menor dependência de recursos finitos
Fontes renováveis de energia reduzem a dependência de recursos poluentes e que podem se esgotar no futuro, fortalecendo o processo de transição da matriz energética brasileira.
3. Criação de empregos e desenvolvimento econômico
A transição para energias renováveis impulsiona o desenvolvimento econômico do país com a criação de empregos em setores como: fabricação, vendas, instalação e manutenção de equipamentos.
4. Estímulo a inovação tecnológica
A busca contínua por soluções mais eficientes e sustentáveis impulsiona a inovação tecnológica, beneficiando a indústria energética e demais áreas relacionadas a tecnologia.
5. Melhoria na qualidade do ar
Um dos grandes benefícios da energia limpa é reduzir a emissão de poluentes, melhorando a qualidade do ar e diminuindo problemas de saúde relacionados à poluição.
Quando começa e quando será entregue
Com contrato assinado em maio de 2023, as obras serão iniciadas no mês de setembro do mesmo ano. A ideia é dar prioridade total ao projeto para que as UFVs sejam entregues conforme cronograma de conexão da rede elétrica.
Esse é mais um projeto que possui compromisso com o futuro e o bem-estar das pessoas, buscando transformar sonhos em ações que conectam e melhoram o mundo.